quinta-feira, 19 de março de 2009

Universo Feminino

Mulher é bicho complicado!! Digo isso com propriedade, pois faço parte desse universo contraditório...mas calma! Talvez, por isso mesmo, possa apresentar um pequeno manual de sobrevivência e outro de instrução para poder entender se adaptar a esse comportamento estranho que faz parte do ícone da feminilidade!

Respire aliviado: você não está sozinha. Nem sozinho! Como representante de gênero e após alguma bagagem sentimental, posso dizer que é assim mesmo o relacionamento entre seres tão diferentes:UMA INCÓGNITA! Ok, se pensou que eu fosse apresentar uma solução, "tomou nos dedos"! Pois é, nem eu nem ninguém pode apresentar uma fórmula mágica para a resolução dos problemas, mas digamos assim, indicar algumas atitudes que possam amenizar algumas situações de conflitos. Como diria Jack, o estripador, "vamos por partes".

Em primeiro lugar para ELA: sim, sempre devemos vir em primeiro lugar. Se você é do sexo feminino e discorda dessa opinião, vire a página. Ou melhor, acesse outro blog. Eu estou representando uma categoria, uma ala, tipo partido político que tem diferentes posições, entende? Assim como existem partidos de direita, de esquerda, de centro e o "escambau", eu represento o tipo de mulher que não tem vergonha de admitir suas falhas, pontos fortes e carências. Sim, eu me revelo. E, por essa razão, admito minhas falhas. Sou daquelas que sofre com oscilação de peso (para mais ou para menos), que fuma e fica p... da vida quando sou criticada, sofro de TPM (sim, choro até com comercial de margarina nessa fase), que hoje detesta a cor vermelha, mas amanhã compra um casaco nesse tom, simplesmente porque o modelo era divino, o preço não importou, mas ficou bem em mim. Tenho ciúme de quem se relaciona comigo (no sentido afetivo mais profundo), sou eclética para gêneros musicais e radical em relação à moda. Ontem usei scarpim, hoje sandália rasteira. Isso mesmo! Permito, no alto dos 32 anos de existência, diversificar estilos de acordo com meu estado de espírito e (in)disposição. Sou transparente. Gostei ou não, fica estampado na cara, mais ou menos como se em mim houvesse um letreiro na testa, piscando: *****agradou***** ou ********não agradou***********. Tanto faz. O fato é que sou assim e óbvio que posso mudar! Depende do que EU pensar e permitir que aconteça.

Mudanças não significam fraqueza de caráter, mas sinais de maturidade, já dizia Martha Medeiros. Significa que aprendemos a lidar com alguns melindres que fazem parte do nosso mundo. Posso fazer o tipo visual despojado e cara lavada, ou glamourosa, pintosa, make up caprichado em cima do salto e com uma bolsa VICTOR HUGO a tiracolo. Tudo depende da ocasião e do humor. Não sou bipolar: apenas penso que posso exteriorizar de uma maneira sutil como me sinto e como podem fazer uma leitura de mim. Em um momento, posso me recusar a comer chocolates e ficar na saladinha básica e, em outro, devorar leite condensado, "mamando" direto na lata. Ou caixinha. Posso ser a mulher mais submissa, caliente, apaixonada e carinhosa e, em outro, recusar qualquer afeto e me isolar, suplicando para ficar só. Sim, sou humana. E mulher!

Para a respeitada e cobiçada ala masculina, valem alguns conselhos: sim, rapazes, não esqueci de vocês! Conhece alguma figurinha semelhante? Tá procurando alguma referência, número de RG, CPF ou foto 3x4 de sua consorte, namorada, pretendente, amiga ou afim? Não perca seu tempo! Já disse que represento uma categoria. Ou "catigoria". Sei lá como você pode interpretar. Quer sobreviver? Então, segue algumas dicas:
1°) Somos LINDAS, MARAVILHOSAS! Isso mesmo! Até mais do que a Juliana Paes (é óbvio que conhecemos a verdade quando ela está estampada diante de nós, mas pôxa, finja que concorda!) E não ouse olhar para outra em nossa presença! É humilhante e consiste em risco de vida (ou melhor, de morte!). Para você, certamente!
2°) Temos, dentre várias jogadas de mestre, uma desculpa hormonal: sofremos de TPM. Traduzindo: Tensão pré e pós menstrual. E, em muitos casos, poderia acrescentar outro significado: PERMANENTE! (não é meu caso!UFA!!!!) Nesses períodos, nossos hormônios ficam a mil e nossa sensibilidade fica à flor da pele. se não quer entender, ao menos respeite. Isso é uma verdade inquestionável, e se você não sabe o que representa uma perda sanguínea uma vez ao mês, abstenha-se de comentar. Isso não te pertence!!!
3°) Seja cúmplice! Isso pode se extender desde as quatro paredes ou na divisão de uma calórica pizza ou barra de chocolate. E, vez ou outra, ouça! Sim, de verdade! Se não quiser emitir opinião sobre nossas neuras, ao menos ofereça seus ombros fortes e o aconchego de seus braços para um colo ou carinho protetor. Isso soma pontos e te coloca em posição de vantagem, caso insista na maltida guerra dos sexos.
4°) Eu passaria a ETERNIDADE procurando persuadi-lo e explicando quem e o que somos, mas de nada adiantaria, Você se cansaria. Por isso, vou encerrando por aqui, caso contrário, ficará cansativo e repetitivo. E pior: sem solução. Você também erra, amigo. Sim, cara, você não é dono da verdade. Você pode gostar de ceva, futebol, olhar a bunda da mulherada e coçar o saco. Desculpe o linguajar chulo, mas é a mais pura verdade. Mas você também pode se ofender com essa leitura que estou fazendo dos homens. Alegre-se: se você se julga diferente, é ponto pra você! Entende agora quando digo que represento UMA categoria de mulher? Eu não respondo por todas, mas tão somente por aquelas que se identificam e se enquadram no mesmo perfil. Sorria!

Portanto, se somos bichos complicados vocês também são. Ah, são mesmo! Talvez não falem tanto quanto gostariam porque não lhes deixamos espaço. Ou talvez porque julguem desnecessário ou algo assim. Tudo bem. Mas se você conseguiu chegar até o fim dessas linhas, é porque se procupa com o sentimento feminino e isso já significa subir no conceito feminino. Pelo menos no meu!