quarta-feira, 11 de março de 2009

As voltas que a vida dá

Há tempos estive pensando em escrever algo significativo sobre as ironias do destino. E pensando bem, uma situação recente reforçou esse desejo de exteriorizar essa reflexão.
No início meio atrapalhado do meu trabalho docente, aos vinte e um anos, me deparei com figurinhas diversas, que quase nunca tive tempo de conhecer a fundo. Via que alguns se dedicavam aos estudos com muito empenho, outros compareciam para bagunçar e outros divagavam, fazendo anotações, desenhos e outras coisas. A professora em mim exigia que prestassem atenção às aulas para aprender os conteúdos, mas a Patrícia, empaticamente, tinha o desejo de se abstrair juntamente com seus alunos e livrar-se da obrigatoriedade em relação aos planejamentos pré-determinados e dar asas à imaginação. Queria conhecer suas realidades, seus desejos e aspirações. O papel de vilã que determina coisas "chatas" a se fazer e o dever me impediam de andar fora dos trilhos, até porque existia uma esfera maior a quem devia prestar contas em relação ao desempenho da turminha. Em todas as situações, porém, havia uma urgência, própria da adolescência, em definir identidades, conquistar seus espaços. Sabia que muitos necessitavam exteriorizar seus sentimentos e dúvidas, mas a pouca idade e experiência não me permitiam invadir esse território, até porque não detinha maturidade suficiente para um aconselhamento correto, e era extremamente recomendada a não proceder de maneira diferente do que exigia a instituição... mas a essência de meu ser, jamais me fizeram deixar de ver a realidade.
Muitas vidas passaram por mim ao longo dos 11 anos de magistério. Sempre fica algo de nós com os outros e dos outros conosco. Hoje, em função diferente da sala de aula, sinto saudades dos meus alunos e sei que eles sentem de mim. Amadureci e trabalhei em lugares diferentes que me deixaram livre para agir como julgava correto em relação aos meus alunos, mas sempre ficou aquele desejo no fundo da alma de poder fazer algo por aqueles que ficaram no passado. O destino me pregou uma peça ao trazer de volta uma de minhas figurinhas: JANAÍNA LAUXEN. Para quem não a conhece, ela é uma escritora de mão cheia e ideias excelentes, e que promete muito ainda. Mais do que promessa, ela já é reconhecida como ESCRITORA PROFISSIONAL, e hoje, com ela, tenho a oportunidade de aprender. E me lembro direitinho daquela loirinha (parece ironia, mas ela é bem mais alta do que eu!),de cabelos cacheados e de grandes e expressivos olhos claros, que vivia rabiscando desenhos e escritas. E nunca fazia o tema! Não gostava de compromissos. Aquilo não era sua praia. Eu até a assustava, anotando o nome na agenda, mas nunca tive coragem de fazer algo para puni-la.. até porque sabia que o conteúdo não era lá tão atrativo. Não naquela fase. E ela sorria, dizendo: "Foi mal, Sôra!" Hoje, minha garotinha cresceu. Tornou-se um mulherão e se descobriu profissionalmente. E, creio eu, que muito pouco do que aprendeu tenha servido para sua vida. Seu potencial estava focado em outra área e, fico extremamente feliz porque ela se encontrou. Em mim, ficou o saudosismo e o desejo de ter contribuído mais, da maneira que realmente desejava. Mas não podia.
Após muitas voltas que a vida dá, tornamos a nos encontrar. E hoje, invertemos os papéis: a aluna passou a ser mestra e a mestra passou a ser aluna. Hoje aprendo com a Jana e é uma delícia ouvir suas ideias e experiências, que ela, humildemente e com a grandeza de espírito que lhe são peculiares, faz questão de compartilhar. E eu faço a lição de casa direitinho (até porque ela não me faz cobrança!). Para quem não sabe, minha "maestra" (professora em espanhol, como eles me chamavam), é Dona Janaína Lauxen, cujo blog tenho satisfação de acompanhar e divulgar através deste espaço: basta clicar no blog da Jana - entre os poucos que acompanho, afinal sou bastante seletiva - e conferir a qualidade de seu trabalho. Na verdade, eu deveria exibir seu linck, mas como estou me adaptando aos poucos às modernidades, vou ter que aprender sozinha esse recurso ou contar mais uma vez com sua ajuda para aprender.
Tenho orgulho em dizer que a Jana lançará seu livro UMA CARTA POR BENJAMIN e eu estou em cólicas para poder ter acesso à obra!
Jana, obrigada, do fundo do coração! Obrigada por voltar a fazer parte da minha vida, pelo passado, presente e, por que não, futuro! Continua firme em seus sonhos, projetos e propósitos. O estrelato é consequência. Você me ensinou mais do que imagina!

Um grande beijo de sua fã

Patrícia

Ops! Você confere e confirma o que eu digo aqui: http://janalauxen.blogspot.com/