terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Editorial - Natal... Tempo de Lições e Reflexões

Editorial
Natal... Tempo de Lições e Reflexões
Enquanto estávamos encerrando a 2ª edição do Jornal People de dezembro, deparei-me com um pedido inusitado da Silvana : “- Patrícia, escreve esse editorial?” Surpreendida pela solicitação feita, não por se tratar de algo novo, pois já havia registrado opiniões neste espaço, mas curiosa pela oportunidade concedida, mais uma vez, ainda por cima nesta época do ano, em que direcionamos nossos olhares para nosso interior em razão do Natal e do Ano Novo protestei, por uma questão de consciência e ética, pois este é um espaço nobre, reservado a quem tem mais experiência... As pessoas aguardam todos os meses para ler sua opinião e, afinal, o lugar de honra deve ser da Diretora do Jornal! A resposta fez com que ficasse mais admirada ainda: “Não me faz maior nem melhor segurar meu espaço ou qualquer coisa só para mim.”
Entre a comoção e a alegria pelo voto de confiança e credibilidade em mim depositadas, resolvi aceitar o desafio e usar seu exemplo para escrever esse editorial, com a finalidade de refletirmos sobre seu gesto: ceder um pouco de seu espaço, ciente de que o potencial de uma pessoa não interfere no potencial de outra, pois Deus criou todos os seres humanos e dotou-os de diferentes habilidades. Sinais de profissionalismo, maturidade, respeito e consciência de quem realmente sabe quem é e não se sente ameaçada pelo talento dos outros. Um pensamento ecoou na minha cabeça: “Quem é bom já nasce feito!”
Sua atitude bem poderia se repetir em todas as esferas sociais, condizendo com a época em que estamos vivendo... Natal, tempo de refletir. Se fizermos uma retrospectiva de nossas próprias vidas e admitirmos nossas falhas, perdoarmos, crescermos como seres humanos, aprendendo a dividir e, assim, permitirmos que todos busquem seu lugar ao sol, sem denegrir ou difamar aqueles que se projetam às custas de muito trabalho, certamente seremos mais felizes e aprenderemos a grande lição que Deus, ao dar seu único filho para salvar a humanidade de todos os pecados, quis nos ensinar. Quem tem respeito por si próprio e dignidade, não se preocupa se o outro possa também se destacar. Caráter é uma dádiva que devemos sempre preservar em nossa formação. Isso é garantir-se em tudo o que faz, sem temores!
Bons exemplos existem para serem seguidos. Que com a data que se aproxima, possamos deixar de lado um pouco do consumismo e possamos nos auto-presentear e presentear àqueles que amamos com o que há de mais valioso na vida: solidariedade, respeito, dignidade, amor ao próximo, doação e compaixão. Tudo na vida passa, como a própria Silvana diz: “Ninguém é imortal.” Isso significa que glamour, dinheiro e outros prazeres mundanos são efêmeros, e o que importa são nossos atos generosos, verdadeiro legado que deixaremos após nossa partida eterna. Desejo que todos possam se auto-reavaliar e entender que flexibilidade não significa fragilidade de caráter, mas sim maturidade e respeito pelo próximo. Há sempre um tempo de mudarmos a forma como agimos e tornarmo-nos melhores do que hoje somos.
Feliz Natal e Próspero 2009 a todos!!
Um grande abraço,
Patrícia Rech de Oliveira