Segundo o dicionário Luft, o termo cidadão traz a seguinte acepção: 1.Indivíduo no gozo de seus direitos civis e políticos. 2. (fam.) Indivíduo; sujeito. Já o termo educar traz o seguinte significado: 1. Promover (no educando) o desenvolvimento harmônico de sua capacidade física, intelectual e moral. 2. Receber educação; instruir-se.
Dessa maneira, ouso fundir os dois termos que resultam em um neologismo, formando a palavra "cidadanizando" (cidadão + educando), para dizer que o cidadão é aquele que participa da gestão democrática, procurando fazer valer seus direitos e deveres outorgados pela Lei.
E agora a pergunta que não quer calar: "Como exercer, então, essa cidadania?" O primeiro passo é "primar por uma educação de qualidade que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência,dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem e na qual esperam ver atendidas suas necessidades individuais, sociais,econômicas e políticas". Para que iss tudo aconteça, é preciso que nós, professores, possamos desenvolver nossa cidadania a fim de poder ensinar a mesma coisa aos nossos alunos, lembrando que o exemplo sempre vem "de cima".
Em 2004, O então Governo do Estado do RS, criou o Programa de Educação Fiscal, o qual pude acompanhar ativamente e que visava atender a essas necessidades, ou seja, buscava suscitar nas pessoas o desafio de compreender melhor o seu papel como cidadão, modificando, dessa forma e a partir da Capacitação de Profissionais da Área da Educação (Disseminadores), a concepção de Estado como algo isolado, uma vez que este é um ente que pertence à Sociedade; o Público e o Privado são partes um do outro, da mesma forma que ousei juntar os termos Cidadão e Educação. O povo, sem entender o ordenamento da máquina administrativa, desconhece a responsabilidade e contribuição da sociedade para o funcionamento desse mecanismo; por esse motivo, cabe dizer que a Educação Fiscal nas escolas, independente de Gestão Pública, é um processo educacional transversal que prioriza a conscientização e a formação do cidadão, levando aos seu conhecimento a função sócio-econômica dos tributos, onde e como esses recursos são aplicados e dando liberdade de participação da Comunidade, para que todos saibam que é através dos impostos pagos pela sociedade que haverá geração de recursos, dos quais o Governo fará a (re)distribuição necessária, revertendo esses valores em benefícios para a própria população. O papel da escola é de suma importância nesse processo, pois ela tem a função de disseminar essa idéia para que haja mais envolvimento por parte de todos; não se pode excluir a escola, entendendo-se que se refere apenas às questões orçamentárias, pois ela funciona como um elo entre o Governo e a Sociedade.
A importância do recolhimento das notas fiscais, além de combater a sonegação de impostos, permite que o cidadão tenha o privilégio de reivindicar seus direitos e, assim, colaborar para o fortalecimento da democracia, dando passos largos ao encontro de um objetivo-comum, que é a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e igualitária para todos!